Vai Fazer Seus Móveis Planejados? Então Saiba as Diferenças Entre MDF e MDP
- LC Móveis
- 5 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Se você vai comprar um móvel planejado e está cheia de dúvidas sobre os materiais utilizados na fabricação dos produtos, vamos te dar uma força. Por exemplo, para os seus móveis, você já decidiu que tipo de madeira é ideal: MDF ou MDP? Então, dá uma olhada nestas dicas.
Logo de início é legal saber que o processo produtivo dos dois são bem parecidos, sabe? Tanto o MDF, quanto o MDP são ecologicamente corretos pois são produzidos com madeira reflorestada. São feitos a partir da transformação da madeira bruta em chapas. O que difere é o resultado final dos dois: o MDF nada mais é que fibras misturadas e prensadas à resina. O MDP é a madeira transformada em partículas, juntadas e entrelaçadas com resinas especiais.
Cada um é mais indicado a uma finalidade na produção do móvel. Por exemplo, o MDF é mais maleável e, por isso, permite cortes em diversos sentidos. É usado nas partes mais aparentes dos móveis, ou seja, onde serão aplicados acabamentos finais. Já MDP é muito utilizado em painel para fabricação de móveis que exigem espessuras grossas, leveza no peso e bom desempenho na estrutura, ou seja, em partes internas não aparentes.
Comparando o MDF e o MDP!
Se você quer evitar dores de cabeça maiores com um vazamento em pia de cozinha, banheiro e em outros ambientes molhados, a solução é a utilização do MDF ultra ou compensado naval (MDF Naval). Esse tipo de material é especialmente indicado para essas áreas, como gabinete abaixo da pia, pois sua composição é mais resistente à umidade, promovendo mais durabilidade do móvel.
MDF
- Mais maleável a cortes em vários sentidos;
- ótimo para acabamentos;
- composto por fibras compactas;
- compatível com diversos tamanhos.

MDF Naval
- Mais maleável a cortes em vários sentidos;
- áreas, como gabinete abaixo da pia;
- resistente à umidade
- composto por fibras compactas;
- compatível com diversos tamanhos.

MDP
- melhor para estruturas;
- linhas retas, projetos mais conservadores e utilitários como prateleiras;
- composto por partículas compactas;
- compatível com vários acabamentos.

Na prática isso quer dizer que o acabamento acaba sendo mais moderno e possibilita uma criatividade no design dos móveis. Sabe aquela cadeira com acabamento arredondado que ficaria perfeita na sua sala de jantar? É bem provável que ela seja feita de MDF.
Já o MDP está mais nos móveis com linhas retas, como portas e prateleiras. E como disse anteriormente, ele também é usado na estrutura dos móveis, ou seja em partes do seu interior que não vão ficar aparente.
Se eu tivesse que pensar numa definição bem funcional, eu diria que o MDF está naqueles móveis mais diferentes. Já se o seu caso é algo mais básico, com linhas retas e que precise suportar mais peso, manda ver no MDP!