Saiba como Evitar Mofo nos seus Móveis Neste Inverno
- LC Móveis
- 26 de jun. de 2017
- 1 min de leitura

Além do frio, o inverno traz outros elementos característicos da estação, como o inconveniente mofo nos armários e guarda roupas. Paredes, móveis e tecidos estão entre os principais afetados pelo mofo, bolor e umidade.
Móveis ou estofados mofados é sinal de que pode haver infiltração nas paredes atrás deles ou apenas falta de arejar o local. Quando o mofo é recente (por volta de três meses) e ainda não se instalou nas fibras do estofamento a remoção é possível. Caso contrário, a mancha não sairá totalmente, mas poderá ser clareada. Para guardar móveis por muito tempo, cubra-os com mantas de tecido para proteger do pó. Nunca use papelão para cobrir, pois eles podem grudar na superfície de móveis com cobertura de laca, danificando o mesmo na hora da retirada. Plástico para embalar também é problema, principalmente no inverno porque neste período o plástico condensa e certamente vai mofar o móvel.

Para retirar mofo do móvel, primeiro deixe-os secando no sol ou em algum equipamento de secagem. Depois de bem seco, esfregue uma escova ou esponja sem nenhum produto e nem água. Se o mofo for recente, 80% vai sair. Depois disso, use um produto tira-mofo. Mas teste antes em alguma parte não muito visível para evitar outras manchas indesejáveis.
Em móveis protegidos com verniz poliuretano (PU), o mofo instala-se superficialmente e pode ser tirado com um pano. Para quem não gosta do acabamento brilhoso do verniz, já existe a opção fosca, assim como outros tipos de seladores.